destaque

14 de março de 2015

As excentricidades de Tim Burton


Muita gente está eufórica com a futura exposição de Tim Burton, em 2016, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
Com toda a certeza você já viu um filme dirigido ou produzido por ele. Amado por alguns, considerado superestimado por outros. O fato é: apesar das diferenças de opinião em relação aos seus trabalhos, ninguém pode negar que é uma loucura!
Pensando nisso, separei alguns desses filmes para vocês relembrarem e/ou assistirem caso ainda não tenham visto. 

Os Fantasmas Se Divertem (Beetle Juice) - 1988
Duração: 92 minutos | Dirigido por: TimBurton
Resumo: Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.

Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands) - 1990
Duração: 105 minutos | Dirigido por: TimBurton
Resumo: Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e que na verdade foi criado por um inventor (Vincent Price), que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) - 1993
Duração: 76 minutos | Dirigido por: Henry Selick
Resumo: Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O'Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow) - 1999
Duração: 105 minutos | Dirigido por: Tim Burton
Resumo: Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

Planeta dos Macacos (Planet of the Apes) - 2001
Duração: 119 minutos | Dirigido por: Tim Burton
Resumo: O astronauta Leo Davidson (Mark Wahlberg) viaja no espaço em uma missão de rotina e se perde, indo parar num estranho planeta, onde macacos vivem numa civilização. Leo é mantido preso junto com outros humanos e serve de brinquedo para as atividades infantis da população. A princesa dos macacos, Ari (Helen Bonham-Carter), crê que os humanos e os macacos podem viver em harmonia e tenta defender Leo na batalha para acabar com a hostilidade entre as duas raças. O vilão General Thade (Tim Roth) acredita na superioridade dos macacos e pretende deixar a luta por igualdade ainda mais complicada.

A Noiva-Cadáver (Corpse Bride) - 2005
Duração: 77 minutos | Dirigido por: Mike Johnson e Tim Burton
Resumo: Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory) - 2005
Duração: 115 minutos | Dirigido por: Tim Burton
Resumo: Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street) - 2007
Duração: 116 minutos | Dirigido por: Tim Burton
Resumo: Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland) - 2010
Duração: 108 minutos | Dirigido por: Tim Burton
Resumo: A trama será uma espécie de sequência do clássico original: Alice (Mia Wasikowska), aos 19 anos, vai a uma festa vitoriana e descobre que está prestes a ser pedida em casamento perante centenas de socialites. Ela então foge, seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou há dez anos, mas não se lembrava.

Frankenweenie (Frankenweenie) - 2012
Duração: 87 minutos | Dirigido por: Tim Burton
Resumo: O longa é baseado no curta 'Frankenweenie', produzido por Tim no início de sua carreira em 1984, e conta a história de um garoto chamado Victor que amava seu cãozinho, Sparky. Certo dia, enquanto brincava com ele na rua, seu cão acaba sendo atropelado e após muito tempo chorando sobre a morte do cão o menino decide ler livros sobre como trazer alguém de volta a vida, e acaba achando o livro de 'Frankenstein', depois disso, o garoto tenta reviver seu cão. Produzido numa ambientação gótica e com o visual de filme B dos anos 50, o curta ainda pode ser encontrado na internet e também nos DVDs de 'O Estranho Mundo de Jack'.

Grandes Olhos (Big Eyes) - 2014
Duração: 105 minutos | Dirigido por: Tim Burton
Resumo: O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

Fonte dos resumos: Filmow

Vocês têm algum preferido?
Não deixe de comentar! ☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...